sexta-feira, 29 de março de 2013

Como funciona o Intercâmbio

HAAAAAAAAALLO! Faltam mais ou menos 4 meses para eu ir, e a animação já é grande! Eu não sei bem a data que irei, o coordenador do Rotary não me passou ainda. Quero explicar pra vocês como funciona o intercâmbio.

No fim do ano, o Rotary faz um evento aberto, onde eles explicam como funciona o intercâmbio e tudo mais, quem se interessar pode preencher um formulário e se candidatar. Depois de algumas semanas eles vão te enviar um questionário pra ti responder, do tipo "O que você espera com esse intercâmbio?", logo em seguida haverá uma reunião. Na reunião terá uma banca com o pessoal que vai te "avaliar", eles vão conversar contigo, basicamente sobre o que tu respondeu no questionário. A partir dessa reunião e das tuas respostas eles vão te classificar em 1º, 2º, 3º lugar etc.. Conforme sua classificação tu pode escolher pra que país quer ir das opções que eles vão te dar! É tudo muito simples e prático. Pelo que conversei com outros intercambistas esse processo de seleção é muito variável, há distritos que pegam bem mais pesado na seleção, com provas de conhecimentos gerias e tal...

Mas é depois que você é escolhido que a diversão começa! Cada intercambista deve usar um "uniforme", que é um blazer azul marinho, o qual a gente enfeita com botons divertidos que representem a cultura do nosso país e depois durante o intercâmbio vamos ganhando vários outros do país que esta nos hospedando!

Cada distrito tem viagens, passeios e eventos diferentes. O que eu achei mais legal nos distritos da Europa, é que todos (ou quase todos) tem uma Eurotrip! Na Áustria além da Eurotrip, também temos o Language Camp, um acampamento de 2 semanas no início do intercâmbio para aprendermos alemão e a cultura austríaca; e tem o Ski Camp, que dura 1 semana!

A maior diferença desse intercâmbio pros outros, na minha opinião, é a divisão de famílias. Como assim? Enquanto minha família me manda para a Áustria, uma família da Áustria manda seu filho pra cá. O intercambista fica 3 meses em uma família diferente, para evitar que se apegue e seja difícil a separação no final.

Como eu comentei no post anterior, o Rotary não tem fins lucrativos, portanto eles não lucram nada com esse Intercâmbio. O que minha família paga pela minha viagem, é apenas a passagem, o seguro saúde e claro, pelo intercâmbista que vem pra cá também, paga uma mesada equivalente a 100 dólares. Alguns outros gastos são necessários, por envio de documentos e etc..

Nenhum comentário:

Postar um comentário